terça-feira, 2 de novembro de 2010

A esposa de Jó

A esposa de Jó sofreu grande pressão à medida que uma série de calamidades sobreveio ao seu lar. Havia desfrutado uma vida de privilégio e conforto como esposa respeitada de um homem íntegro e rico. A prosperidade pode cobrir uma multidão de pecados, mas a adversidade os traz à tona. As mesmas provações que revelaram as motivações sineras de Jó também mostraram as motivações torpes de sua esposa.
Satanás predisse para Deus que, caso fosse desgraçado, Jó blasfemaria 'contra ti na tua face' (Jó 1.11; 2.5). Assim, podemos considerar apenas uma coincidência a esposa de Jó sugerir: 'Ainda conservas a tua integridade? Amaldiçoa a Deus e morre.' (Jó 2.9). Muitas vezes, os que estão mais próximos de uma pessoa podem ser usados por Satanás para desanimá-la e desviá-la da fé.
A esposa de Jó abandonou seu marido no momento em que ele mais precisava de seu apoio, tornado o sofrimento ainda maior por ter de enfrentá-lo sozinho. Jó precisava de consolo e compaixão. Infelizmente, quando uma esposa se sente ameaçada pela insegurança e instablidade, muitas vezes ela é consumida por seus próprios medos e não consegue encontrar forças e coragem para oferecer apoio e compaixão. A esposa de Jó era uma mulher comum e normal que não foi capaz de suprir as necessidades de seu marido num momento de adversidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário